Salão de SP mostra novidades de 18 montadoras no 1º dia As líderes do mercado estão entre as empresas que exibiram novos modelos

Foi dada a largada para a temporada de caça ao consumidor de carros zero quilômetro. E nessa briga entre as montadoras, vence quem tem mais armas para seduzir o brasileiro que ainda tem dinheiro para gastar. Nesta segunda-feira, prévia de imprensa do Salão do Automóvel de São Paulo, algumas marcas já adiantaram seus próximos lançamentos (confira na galeria de fotos acima). Ao todo, anunciaram novidades nada menos que dezoito montadoras – entre elas as chamadas quatro grandes, Fiat, Ford, General Motors e Volkswagen, que dominam o mercado nacional. Nesta terça é a vez de mais treze fabricantes revelarem o que está por vir.

Um dos destaques do primeiro dia ficou por conta da General Motors, que mostrou oficialmente o Chevrolet Trailblazer, o substituto do veterano Blazer, com estreia nas lojas marcada para novembro. O preço ainda é um mistério. O mesmo não se pode dizer do novo compacto Onix, revelado no domingo em um evento para jornalistas na capital paulista e que teve sua tabela divulgada na íntegra nesta segunda-feira (com preços entre 31.690 e 41.990). A Volkswagen, por sua vez, apesentou o Gol duas portas, tendo o craque Neymar no papel de motorista. Diante dele, o presindente mundial da VW, Martin Winterkorn, outro convidado especial da festa. A montadora também aproveitou para revelar os preços do novo Fusca – 76.600 reais (manual) e 80.990 (DSG) – e do cupê CC (208.024 reais).

Leia também:
As novidades que estarão no Salão do Automóvel de São Paulo
Os lançamentos, como chegar, o que ver, o mapa das atrações
Do Salão para as lojas: quando chegam as novidades deste ano

A Hyundai surpreendeu ao anunciar o HB20X, a versão aventureira do recém-lançado HB20, prevista para estrear por aqui em março do ano que vem, e a nova geração do hatchback i30, que chega antes (janeiro ou fevereiro de 2013) já com motor flex. A Fiat, por sua vez, decepcionou – mostrou apenas o 500C e algumas versões especiais de sua gama atual. A presença de uma Ferrari 458 Spyder e de um Maserati GranCabrio Sport no estande amenizou a escassez de novidades da fabricante italiana. A Ford trouxe os três novos Fs – Fiesta, Focus e Fusion -, mas desconversou quanto a preços e prazos de lançamento. A Lexus, divisão de luxo da Toyota, anunciou sua nova linha de produtos e que inclui o hatch híbrido CT200h, por 149.000 reais.

A própria Toyota segue na mesma toada com o híbrido Prius, sucesso de vendas no Japão e nos Estados Unidos. Ele começa a ser vendido no mercado nacional em janeiro, a partir de 120.000 reais. O primeiro exemplar já tem dono, o ex-craque do Flamengo e da seleção brasileira Zico, atualmente no comando do Iraque. A arquirrival Honda trouxe para o Brasil seu presidente mundial, Takanobu Ito, para anunciar a chegada da divisão Acura ao país em 2015 e o Fit Twisty, outro monovolume travestido de fora de estrada com estreia marcada para o mês que vem. Com câmbio manual, o Fit aventureiro parte de 57.900 reais e o automático, 60.990.