Em Paranhos, PT aprova coligação com PDT e vai apoiar o vereador Júlio César

Por 29 a 22 votos, os petistas de Paranhos reunidos neste domingo em encontro municipal, aprovaram a proposta de coligação com o PDT que tem o vereador Júlio César como pré-candidato a prefeito. A tese da candidatura própria, com o lançamento do militante José Fernandes, foi derrotada por uma diferença de 7 votos, ratificando posição manifestada pelo deputado Vander Loubet (representando o grupo do ex-governador Zeca do PT). Ele esteve no lançamento da pré-candidatura de Júlio.

Pela proposta de aliança com o PDT, o PT vai lançar seis candidatos a vereador e terá direito de indicar um secretário municipal. Esta foi à segunda vez que o PT de Paranhos se reuniu para deliberar sobre os rumos do partido na sucessão municipal. Na primeira consulta, a prévia terminou empatada em 19 votos, revelando a divisão entre os aliados da candidatura própria com o lançamento de José Fernandes e a aliança com o PDT. O resultado acabou anulado pela Executiva Estadual. A decisão foi mantida pela executiva nacional que determinou a realização de novas prévias.

A candidatura própria do PT teria sido lançada como parte de uma estratégia para evitar a polarização com o candidato do prefeito Dirceu Betoni, diante da impossibilidade de aliança com o PSDB. Os tucanos lançaram o empresário Jefferson da Maquisserras que substituiu ao ex-prefeito Heliomar Klabunde, impedido de disputar pela Lei da Ficha Limpa, porque suas contas foram rejeitadas pela Câmara.  Além do PT, o vereador Júlio César já assegurou o apoio do PR, PT do B, PRP e nesta segunda-feira deve fechar com o PRB. Já estão adiantadas as conversações para uma aliança com o PMDB.